top of page
Foto do escritorNatasha Lorensen

Resenha do Livro: Onde as raízes estão

Atualizado: há 6 dias

HEINEN, Mônica. Onde as raízes estão. Independente. 2023. 150 p.


“Manuel Benício Amado, sua esposa Generosa e seus três filhos eram uma família de classe média alta que morava numa casa muito confortável de um bairro silencioso em São Paulo”.




Assim tem início a história apresentada pela escritora Mônica Heinen em seu romance autobiográfico, lançado em 2023.


Narrado a partir de um ponto de vista em terceira pessoa, pelos olhos de um narrador que, em grande parte se apresenta como observador dos eventos, contando a história como se estivesse conversando com leitor, os elementos ficcionais e realistas se confundem no enredo.


A família comum de Manuel e Generosa viviam como diversas outras da década de 1970 no Brasil, com uma constituição de família tradicional, em que o pai era o provedor e a mãe responsável pela educação dos filhos e dos afazeres domésticos.


A reviravolta da narrativa ocorre quando Generosa morre, vítima de doença, deixando seus filhos ainda pequenos, e um marido viúvo, que não tem a mínima ideia de como reorganizar as rotinas da casa, além de não saber expressar emoções e tendo dificuldades para dialogar com os filhos.


Manuel conhecerá Eugênia, com quem se casará. A vida das crianças entrará em uma nova fase, mais difícil e cruel. Eugênia passa a maltratar as crianças e fazer delas suas empregadas. E o pai? Não o se intrometia, deixava a “educação” das crianças a cargo da madrasta, confiando em tudo que ela dizia.


Com a morte de Manuel, Eugênia mostra sua verdadeira face, passando a dar “festas” na casa, antes de Manuel, agora sua. Essas festas, na realidade, eram os pontos de encontro para o grande negócio de Eugênia e seus convidados do alto escalão da sociedade: o tráfico internacional de mulheres.


O enredo adquire nova roupagem, passando a mostrar a batalha, dentro da lei, para desarticular o grande esquema em que Eugênia está envolvida.


Recomendo a leitura de Onde estão as raízes, para quem gosta de livros com histórias diferentes, que mesclam realidade com ficção, contam sobre a vida real, de pessoas comuns. Além disso, o tema sobre tráfico de mulheres é bastante atual. Há muitas reviravoltas e cenas comoventes na trama.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page