top of page
Buscar

Resenha do Livro: A última casa da rua Needless

  • Foto do escritor: Natasha Lorensen
    Natasha Lorensen
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura
WARD, Catriona. A última casa da rua Needless. São Paulo: Editora Jangada, 2022. 394 p.
 


ree

Cada vez mais somos cercados por notícias de crimes, desaparecimentos, assassinatos. Mas nunca pensamos que algo assim poderia acontecer conosco ou com nossa família. E se acontecesse?

Essa é a história de Didi, que teve uma irmã desaparecia ainda quando crianças, em um dia comum, em um passeio em família na praia.

O tema central do romance de suspense A última casa da rua Needless a busca de Didi por tentar desvendar o que aconteceu com sua irmã Lulu, que ocorreu muitos anos antes.

A trama é narrada pelo ponto de vista, em primeira pessoa, de quatro personagens: Ted Bannerman, Olívia, sua gata – sim, a partir de um determinado ponto do romance, a felina ganha voz -, sua filha Laura e Didi, que nunca deixou de procurar por sua irmã.

Ted é o morador da última casa da rua Needless, uma rua sem saída. Ele vive em uma casa bastante velha, deixada por sua mãe, que faleceu alguns anos antes, com sua gata Olívia. Uma casa repleta de lembranças, objetos quebrados, janelas com tábuas, que não permitem a entrada de luz e olhares curiosos.

Ted é, aparentemente, o personagem principal. Ele faz terapia com um psicólogo e sua mente parece muito desordenada. A narrativa de Ted se mescla entre o presente e o passado, com os relatos sobre sua mãe, uma personagem misteriosa, que ora parece assombrá-lo, ora protegê-lo. A casa da rua Needless leva a uma floresta, que Ted gosta de fazer suas caminhadas e passar longas horas refletindo e relembrando o passado por entre suas árvores.

Didi se sente culpada pelo desaparecimento da irmã, pois era ela quem cuidava de Lulu no momento em que esta sumiu para sempre. A polícia investigou a fundo o incidente, mas nunca conseguiu respostas e, por fim, toda a família se desfez.

Decidida a esclarecer o houve com Lulu, Didi se muda para a rua Needless, certa de que Ted tem algo a ver com o desaparecimento de sua irmã Lulu, mesmo que ele tenha sido investigado na época – pois a região onde a garota desapareceu era perto da rua Needless. A certeza da jovem fica ainda mais forte, quando ela descobre que Ted tem uma filha com a mesma idade que Lulu teria, e que Lauren, filha de Ted, quase nunca sai de casa.

As mentes confusas e cheias de inseguranças e culpa das personagens criam um emaranhado de dúvidas sobre o que realmente houve com a pequena Lulu e quem seria o culpado. Mas neste suspense psicológico, é praticamente impossível prever a verdade. E o final é surpreendente.

Eu amei o livro em todos os sentidos. O início, como a maior parte dos livros, é lento, pois estamos conhecendo os personagens, a ambientação e o enredo. Porém, depois a história entra em ritmo ágil prendendo o leitor, que precisa ficar muito atento para não perder nenhum detalhe, chegando ao final com todas as informações para compreender o desfecho.

Recomendo a leitura para todos que gostam de histórias originais, com um suspense psicológico bem construído e um final surpreendente.
 
 
 

Comentários


© 2021 por Natasha Lorensen. Criado com Wix.com

bottom of page