top of page
Buscar

Resenha do Livro: O paciente

  • Foto do escritor: Natasha Lorensen
    Natasha Lorensen
  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura

DEWITT, Jasper. O paciente. Curitiba: Planeta Minotauro, 2021. 194 p.



Atualmente as pessoas utilizam a internet para postar muitas coisas. Inclusive mentiras. Mas, e se você se deparasse com um médico psiquiatra postando a história real, de um de seus casos mais difíceis, perigosos e assustadores? Que você faria?

Assim começa a narrativa do romance de suspense sobrenatural de O paciente.

Parker, um jovem e habilidoso psiquiatra começa sua residência em um hospital psiquiátrico em New England, onde se depara com um caso de um paciente que ninguém gosta de falar. Um rapaz apenas conhecido como Joe.

Joe foi internado muitos anos antes, quando tinha apenas seis anos. Chegou ao hospital com episódios de pesadelos, não conseguindo dormir, passando a ser tratado pelos melhores médicos. Afinal, ele vem de uma família rica e influente. Acontece que o caso de Joe só piora e a família acaba deixando a criança, que ninguém consegue descobrir o diagnóstico de sua doença, internada indefinidamente.

Isso porque Joe tem um dom especial. Ele consegue descobrir os piores medos das pessoas e usá-los contra elas. O que ocasionou, ao longo dos anos, que alguns de seus cuidadores enlouquecessem e mesmo chegassem ao ponto de tirar a própria vida.

O jovem médico Parker, considerado acima da média. Passa a tentar desvendar os mistérios por detrás da internação de Joe. E, ao longo de sua narrativa em primeira pessoa, o leitor é levado, junto com ele, a criar uma série de teorias para diagnosticar Joe.

Até que Parker tem acesso à família e a casa onde o rapaz nasceu e foi criado até os seis anos. Então, há uma reviravolta e a história ganha seus contornos sobrenaturais, saindo do campo da psiquiatria e da ciência.

O enredo criado por DeWitt foi muito bem construído. Porém, no meio do livro já é possível perceber que, para sair da incógnita criada pelo autor a respeito de toda a dificuldade dos especialistas em darem conta do diagnóstico do paciente, ele só poderá dar um desfecho sobrenatural.

Para quem gosta de suspense, é um ótimo livro, porque prende bastante o leitor. Porém, para quem não curte histórias com enredos e finais inesperados, em especial com desfechos para além da imaginação, é melhor não se aventurar na leitura, pois terá uma decepção.

Enfim, eu gostei do livro.
 
 
 

Comments


© 2021 por Natasha Lorensen. Criado com Wix.com

bottom of page