top of page
Foto do escritorNatasha Lorensen

Resenha do Livro: Um jeito de recomeçar

SALOMÃO, Filipe. Um jeito de recomeçar: novos sonhos, pesadelos antigos. Independente. 2019. 88 p.


Que significa recomeçar para você? Não a palavra em si, re-co-me-çar, começar de novo. Mas o significado intrínseco que se esconde em um recomeço. Às vezes, pensamos que o melhor é começar de novo, não de onde paramos, mas tudo de novo. Como uma nova chance, desde o início. Como se, assim, pudéssemos, inclusive, mudar a nós mesmos, nossa essência, nosso passado.



Esse é o tema de fundo do livro conto Um jeito de recomeçar, do escritor Filipe Salomão.

A história narrada em primeira pessoa, conta os anseios da protagonista Caroline, uma jovem de cerca de 20 anos, de uma família rica e influente no Brasil, que frequentou as melhores escolas, sempre viveu bem, viajou, fez, junto com seus pais, grandes planos para o futuro, foi uma garota de boas maneiras, comportada e que, segundo ela, “seguia as regras”.


Entretanto, a vida de garota normal, rica e bem comportada sofre uma reviravolta, mudando toda essa rotina estruturada, e fazendo-a repensar sobre si mesma, seus projetos, de onde veio e para onde irá.


A narração em primeira pessoa permite que o leitor entre a fundo na mente de Carol, que, após o incidente em sua vida, não quer mais ser chamada de Caroline. Afinal, quem não deseja abandonar um nome, como se abandonasse todo um passado e uma história de dor?


O primeiro momento de recomeço do conto é a mudança que a protagonista faz ao decidir que que, a partir de então, será Carol. Não é mais Caroline.


Carol, para se curar dos sentimentos de sofrimento e de depressão, decide fazer uma viagem. A narração do caminho até uma praia isolada em Ubatuba é tão cheia de detalhes, que sentimos como se Carol realmente conhecesse o local, como se o escritor tivesse passado por ali. Em dado momento, me identifiquei com a personagem, quando ela afirma que:


“Fui para onde vão todos aqueles que querem esquecer sua vida passada e começar uma nova, do nada. Fui para a praia”.


Nessa viagem, Carol se hospedará em uma pousada, onde conhecerá os moradores locais, vivendo algumas experiências que posso dizer, contraditórias. Esse é o segundo momento de recomeço. Aqui podemos ver a Carol. Não mais a Caroline, que foi, definitivamente, deixada para trás, desde o dia do incidente que a marcou.


É nessa experiência, nesses dias na praia, que Carol nos mostrará seu jeito de encarar as situações da vida a partir de agora, seu entendimento de recomeço.





Um livro curto, de 88 páginas, mas cheio de reviravoltas, onde o leitor é convidado a não saber como se sentir diante das escolhas de Carol.


O único ponto a melhor do livro, é que, para melhor experiência de leitura, é necessária uma nova revisão textual.


Fora esse pequeno detalhe, recomendo a leitura de Um jeito de recomeçar, para quem deseja perceber que as pessoas podem querer recomeçar de novas maneiras, fazendo escolhas que estão muito distantes do que acreditamos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page