top of page
Foto do escritorNatasha Lorensen

Resenha do Livro: Qual é a sua música favorita?

TAVARES, Maria Rosa. Qual é a sua música preferida? Independente. 2023. 581 p.


Acontece que, algumas pessoas, no calor do momento, dizem o que não deveriam dizer, ou dizem de uma maneira bem ruim, deixando na outra pessoa uma marca negativa, mágoa, tristeza, dor, desconfiança. E toda uma relação, anteriormente construída, fica maculada por uma única discussão, por uma simples troca de palavras infelizes. O pior, é quando jamais temos a chance de consertar esse mal-entendido, vivendo com o peso da culpa sobre nossos ombros e dentro de nosso coração.



O livro Qual é a sua música favorita? da escritora Maria Rosa Tavares, que se apresenta como uma comédia romântica natalina, trata justamente desse tema de fundo: o poder das segundas chances para resolver mal-entendidos e recomeçar sem arrependimentos.


O enredo tem como protagonistas o (ex)casal Mark e Dakota. Namorados felizes até que uma determinada situação acaba separando os dois, com Dakota morando em Londres e Mark permanecendo em Nova Iorque. Ambos se reencontrarão muito tempo depois e aí, a história escrita por Maria Rosa começa.


O romance é narrado em primeira pessoa, com capítulos onde temos o ponto de vista do Mark e da Dakota. Porém, esses capítulos não são intercalados. Haverá momentos em que teremos três capítulos seguidos narrados pelo Mark e depois um narrado pela Dakota, e vice-versa, o que, de forma alguma, tirou a fluidez da narrativa, ou fez a história ficar em desequilíbrio nos pontos de vista.


O que gera a comédia são, principalmente, os personagens secundários, que estão divididos em: amigos do Mark, amigas da Dakota e família do Mark. Do jeito deles, tentando ajudar, incentivar e consolar os amigos, acabam gerando cenas e diálogos muito engraçados.


Alguns podem achar que 500 e poucas páginas para um livro de comédia romântica é muito. E eu não vou negar que me assustei quando vi a quantidade de páginas. Porém, quando comecei a ler, percebi duas coisas que explicam a necessidade dessas páginas.


Primeira, os diálogos são longos, e acabam ocupando muito espaço, o que não é ruim, pois são bem divertidos no caso da parte da comédia, e muito necessários, nos momentos do Mark e da Dakota. Segundo, a autora fez uma opção por incluir algumas cenas para deixar seu livro diferente daqueles “tradicionais” que vemos sobre Natal.

Ela fala sobre recomeços, lutar pelo que se acredita, a importância das amizades verdadeiras, o quanto um mal-entendido pode nos fazer sofrer, quando não colocamos tudo que sentimos para fora, além de lembrar o quanto as mulheres ainda sofrem no trabalho com o machismo estrutural.




A escrita da autora é muito boa. Ela tem bastante criatividade para escrever comédias românticas, cenas engraçadas com leveza, além de bons momentos de romance, lágrimas e tensão. Fora as cenas mais picantes, que foram muito bem descritas, com paixão.


Recomendo a leitura de Qual é a sua música favorita? Para quem está à procura de um livro que fale sobre amor de uma forma mais real, sem todas aquelas idealizações, mas que busque algo divertido e leve para ler. Você vai se surpreender com Maria Rosa Tavares.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page