top of page
Foto do escritorNatasha Lorensen

Resenha do Livro: Onde as flores do deserto dormem

ABREU, Liza. Onde as flores do deserto dormem. Independente, 2024. 204 p.


O que encontros com antigas paixões do passado podem trazer a um coração dolorido e uma alma indomável?

Este é o início do romance Onde as flores do deserto dormem, da escritora Liza Abreu. Narrado em terceira pessoa, por um narrador – ou narradora, o leitor terá que descobrir – que em muitos pontos de sua narrativa expõe seu ponto de vista.

A escritora Liza Abreu, nascida em Teresópolis (RJ), tem forte influência da literatura gótica, sendo Onde as flores do deserto dormem, um romance marcado, do início ao fim, por essa influência.

O enredo conta sobre Nísia, uma jovem que perdeu recentemente o pai e seu noivo está preso. Sua situação financeira não é das melhores, tendo que viver em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX.

É nesse momento que ela reencontra duas pessoas de seu passado, sua amiga Nitikana, a Niti, e seu antigo amor de infância, Elísio, um personagem repleto de segredos com um espírito torturado por um passado de dor, mágoas e dissabores.

Niti pede a Nísia que faça a um favor, pelos tempos de amizade. Procure saber sobre uma pessoa importante para a amiga, da qual não tem notícias, mas que provavelmente, Elísio sabe onde está. Devido a antiga proximidade entre Nísia e Elísio, Niti tem a certeza de que este último revelará o que ocorreu com a pessoa de quem Niti quer notícias.

E assim Nísia embarca em uma viagem para a fazenda no interior do Mato Grosso do Sul, onde Elísio reforma uma antiga casa de sua família. A partir de então a narrativa ganha contornos de mistério, revelações e os personagens tornam-se cada vez mais complexos.

O enredo traz ainda as lembranças de Nísia, que retorna aos momentos de infância com Elísio, comparando o jovem que a protegia com o homem de agora, atormentado.

A escrita de Liza Abreu é marcada por uma forte influência gótica, com uma linguagem que remete ao fantasmagórico, ao lúgubre, ao mistério, aos devaneios e a presença de rebuscamento na escrita. O que permite ao leitor sentir-se ainda mais conectado com a o tempo psicológico que a escritora pretende criar.

Ao final, algo que achei muito interessante, foi o fato de haver uma nota da autora explicando algumas questões presentes no livro.

Recomendo a leitura do livro para o leitor que busca algo novo, diferente das "modinhas" atuais, que gosta de romances góticos, e de histórias que se passam no Brasil, além, claro de uma escrita envolvente com personagens bem construídos.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page